quarta-feira, abril 24, 2002

há quase duas semana tenho um amigo novo, que é amigo de um grande amigo holandês. é engraçado isso, a "dutch family", acho que vou tê-los pra sempre no meu coração. e como o prórpio michl - o amigo novo, disse, "if you are part of the dutch family, you are my friend". é isso, michl provavelmente será um amigo por muito tempo. ele é nascido alemão, mas já morou em new york, firenze e hoje vive em amsterdam, um cidadão do mundo. é arquiteto e está aqui pra ver o que se faz de bom além niemeyer. o cara já percorreu toda são paulo. ok, mais do que normal, não fosse pelo fato de que foi a pé. é o próprio "forrest gump" e se ele tivesse um sistema de quilometragem grudado ao corpo, provavelmente entraria para o guiness. eu estou aqui há um ano e não conheço absolutamente nada da cidade, o cara já conhece o centro como a própria mão. já foi umas quinhentas vezes ao municipal, viu todos os parques, praças, prédios e etc. e foi a bairros que nunca pus os pneusinhos do meu ka.
claro que me impressionei, mas pensando bem, a gente faz o mesmo. quando a gente viaja, vai a tudo, visita todos os museus, teatros, cafés, todos os buraquinhos e entranhas da nova cidade. é só ter algo dourado na porta que a gente vai entrando. igrejas... a gente não entra nem na capelinha do próprio bairro, mas quando viaja, nossa, entra em todas. é engraçado isso, mas o que ele me despertou, foi o absurdo que é não aproveitarmos o que está ao nosso lado. e eu vou tentar mudar, vou me obrigar a desfrutar são paulo.
na segunda ele me convidou pra ver "metropolis" no teatro municipal. não, eu nunca tinha ido ao municipal! era uma apresentação de uma nova versão do filme, totalmente restaurado e com novos pedaços encontrados há não muito tempo. desculpa a vaga informação... realmente não sei como, nem onde e nem há quanto tempo foram encontrados. só sei que era uma versão nova e não a que a maioria dos mortais conhece... ok, filme mudo com orquestra tocando e um regente alemão. foi maravilhoso, primeiro porque eu nunca tinha visto o filme e segundo, porque a combinação filme+orquestra+municipal, foi fantástica. mágico como a ida ao cinema deve ser.
imagino que para michl a experiência tenha sido muito legal. o cara adora concertos... e ver um filme na língua mãe, com uma boa orquestra em um país completamente "exótico" is quite an experience!
e o filme "is quite an experience" também... inacreditável! é um filme de 1927 e absolutamente moderno. eu pude ver tokyo nele, blade runner... e isso, em 27! muito, muito impressionante. impressionante a pré-visão de fritz lang. genial.