quinta-feira, setembro 05, 2002

ALL BY MYSELF
eu ando tendo um tipo de prazer soliário-gastronômico-extasiante meio engraçado: comer campbell's soep e ficar bêbada. ridículo, eu sei, mas me dá prazer. e começa na ida ao supermercado; o escolher a latinha certa, o sabor certo... "go for the mushroom one. go for it! ." dois cacetinhos (sim, cacetinho e nada de pãozinho francês, viu?). chego em casa, dou play no 3 em 1 e me toco pra minha supercozinha de 2 metros quadrados. 1 lata de sopa, 1 lata de leite, pimenta do reino a gosto e aquela garrafa de vinho branco já aberta na geladeira também entra... na panela e num copo ao meu alcance. vai mexendo a sopa e ouvindo a nina cantar e batendo o pé no ritmo do baixo... bãdãnbãdãn... getting drunk bem devagarinho. mexe a sopa, bate o pé, levanta fervura. cacetinho com manteiga, prato fundo, aumento o som... sentada no sofá equlibrando tudo no colo mesmo, tomo a sopa devagarinho fechando os olhos a cada colherada, viajando muito... eu sei que é só do vinho, mas é o ritual que me dá mais barato.
a sensação é tão boa quanto era entrar no "de paap" às quartas-feiras, ou melhor, a viagem me transporta pra lá. (o de paap é um pub pequeno e escuro que fica num bequinho em den haag - onde morei por 1 ano e meio. todas as noites de quarta, eram noites de jazz... assim como todo dia e noite de domingo também. só que aos domingos os amadores tinham sua chance de pagar um mico ou mostrar seus talentos como músicos). eu fecho os olhos e posso sentir a mesma coisa, a mesma alegria de ver aqueles meninos tocando feito negros velhos de new orleans e a mesma vontade de cantar feito uma preta gorda. indescritível. se cozinhar e comer (e beber) me derem sempre esse barato, eu juro que viro a ofélia bold. e isso tudo, sozinha, hein?. eu gosto disso.