quarta-feira, setembro 04, 2002

há alguns dias entrou algumas informações malucas aqui no blog. não sei como damned! é que eu sou bem amadora nesse esquema blog. só sei postar e olhe lá... sim, publiquei sem querer o post. mas agora vai... na real, eu encontrei um site que a muito eu procurava... ok, foi só digitar um nome alí no google, que apareceu. mas eu queria ter feito isso há muito tempo.
é o site de uma mulher absurdamente espetacular... de uma mulher, de um homem, de uma tradição. em dezembro de 1998, eu fui a uma conferência de tipografia em frankfurt - TypoMedia. e lá, me deparei com um workshop de "stone cutting". sim, entalhe de letrinhas nas pedras. fiquei lá por horas tentando desenhar um A que fosse. nada, talento zero pra coisa. e aí, conversei horrores, me apaixonei por aquilo e quase larguei tudo pra passar 3 anos num estágio-curso em cambridge. (sim, pra aprender a cortar as lindas pedrinhas, se leva no mínimo 3 anos. eu, provavelmente, levaria bem mais...) então, acabei me convencendo de que se por um acaso eu decidisse voltar pro brasil, provavelmente ficaria sem emprego... ia virar hobby, né? ganhei muitos livros e postais e guardei tudo aquilo num lugarzinho muito especial aqui dentro.
ok, quem é essa mulher???? o nome dela é lida lopes cardozo. e ela casou com um "master" da stone cutting e tipografia: mr. david kindersley. fantástico. a gente fica boquiaberto com o trabalho dos caras. mr. kindersley foi aluno de eric gill - o cara que desenhou a GillSans aí no teu ATM - lá por 1934... e tudo começou com ele. uma paixão de professor pra aluna que virou marido e mulher e paixão pra toda a vida. hoje ela continua ensinando jovens "aprentices" na arte do stone cutting. e fica lá na victoria road cambridge e pra conferir http://www.kindersleyworkshop.co.uk
vale a pena.