segunda-feira, janeiro 19, 2004

o senhor das injustiças

final de semana de nada a fazer... nem sol eu me ativei pra pegar. preguiça baiana. descansei muito e me recuperei de uma gripe absurda que tomou conta do corpinho durante a semana.
ontem passei uma noite ótima com a rê e tita (mãe dela); conversamos e bebemos vinho e nos divertimos tranqüilamente.
sábado foi uma tarde de bolo com refri na casa da ana, com direito a "o último beijo " no dvd.
sexta à noite encarei mr. lars von trier, numa sessão de quase 3 horas com a aninha. dogville é um absurdo! pra começar a estrutura do filme... é um teatro-filme... o cenário todo é desenhado a giz num palco negro e com pouquíssimos elementos. e o elenco é de matar qualquer um de inveja... nicole kidman, lauren bacall, paul bettany, chloë sevigny, ben gazzara, james caan, só pra começar!
a história é pesadíssima... é sobre uma fugitiva - grace - que chega nessa paupérrima cidade de dogville... e com a ajuda do pseudo-escritor tom, consegue ser aceita pela comunidade. só que para poder ficar na cidade, ela precisa fazer alguns serviços pra população. serviços esses que, a princípio, ninguém necessitava, mas que vão se tornando imprescindíveis ao longo do tempo. além dos serviços - que são um abuso só! - grace passa a ser sexualmente abusada. uma leveza... eu gostei pra caralho! é pessimista sim, mas é uma supercrítica aos eua... começando com as superproduções hollywoodianas!
o filme leva três horas nessa estrutura lenta e pesada... e eu ainda acho que é proposital... pra tu saires do filme da mesma forma que a personagem sai da cidade. demolida!