sexta-feira, março 26, 2004

abc, you and me...

a manoela já parece uma mocinha... os vestidinhos são sempre lindos, os cabelinhos bem compridos e penteados em duas maria-chiquinhas... e ela corre pra pular no meu colo quando eu chego. e sempre que lembra, vem me puxar pela mão pra fazer alguma coisa da idade dela. ela tem certeza que eu tenho a idade dela.
certamente ela me acha uma amiga-tia diferente. meus cabelos são curtos e arrepiados e ela pergunta se sou eu quem deixa-os assim... as minhas tatuagens, só agora ela entende que não saem com sabão... e ela me conta que eu pre-ci-so conhecer a lojinha alí na nilo peçanha que tem tu-do da hello kitty. ela sabe que eu gosto de fofices em geral e que tenho bolsas que a mãe dela acha graça. e essa comunicação é uma delícia.
a manuca tá aprendendo a ler e só vendo como ela combina os grafemas e reproduz os fonemas depois de um tempo, que me dou conta como é difícil juntar as letrinhas - eu amo as letrinhas! ela sabe me dizer que é muito mais difícil ler quando elas estão emendadas e fica toda excitada me mostrando no papel o que é difícil e o que é fácil... eu concluo que caixa alta e baixa é bastante complexo pra pequenina alí na minha frente. ela me faz um bilhete ilegível, mas cheio de corações e a palavra GODA em letras maiúsculas no meio dele... sim, faltou o R... ela ainda não deve ter chegado nesse ponto do alfabeto... e eu me emociono com a ingenuidade dela, com essa naturalidade toda que só uma criança pode ter e com a surpresa! tudo é novo e extremamente interessante! e eu não quero nunca esquecer disso... ela joga tudo pra cima e me pega pela mão... e eu fico com 6 anos, como ela!